O texto é o único registro do trabalho de uma das mentes mais brilhantes do mundo – o grego antigo, Arquimedes – um gênio matemático séculos à frente do seu tempo. Escondido por dois milênios em uma biblioteca do Oriente Médio, encontrava-se um documento precioso, frágil, e pela primeira vez ele está revelando como as idéias revolucionárias de Arquimedes eram. Se tivesse à disposição dos estudiosos durante o Renascimento, poderíamos ter alcançado a Lua mais de cem anos atrás.
Vocês devem estar se perguntando, como este assunto pode ser relacionado com o sobrenatural ?
Tudo que a ciência não consegue explicar, ou acontecimentos, cuja razão é desconhecida, tem sim um percentual de fatores sobrenaturais, ainda que mais tarde com o passar do tempo e ajuda da ciência venha a ser desmistificado e explicado logicamente deixando de ser sobrenatural e tornando se razão cientificamente comprovada.
No entanto muitos fatos até hoje são inexplicáveis, mesmo com toda a tecnologia dos tempos atuais, e muitas são as provas da existência de outros Mundos e seres desconhecidos, no entanto o que intriga em relação a Arquimedes é:
Como seria possível um ser humano resolver equações matemáticas complexas mil anos antes dos maiores gênios da humanidade ?
A trilha começa no século X, quando um escriba fez uma cópia original da matemática mais importante que Arquimedes já desenvolveu. Durante 200 anos o documento sobreviveu, mas a matemática em que era tão complexo que ninguém deu a minima atenção.
Um dia um monge estava à procura de um pergaminho novo – um bem caro- para escrever um livro de orações, a resposta parecia óbvia. Ele usou o manuscrito de Arquimedes. Ele lavou o texto grego contido nas páginas, cortou-as ao meio, as recuperou e virou o manuscrito de Arquimedes em um livro de oração . Como ele piedosamente escreveu suas orações, ele não tinha ideia dos segredos do gênio que ele estava destruindo.
Várias centenas de anos mais tarde, o Renascimento estava a caminho. Os cientistas estavam começando a lidar com novos conceitos, trabalhando como a matemática poderia ser usada para explicar o mundo ao seu redor. Mal sabiam que muitos dos problemas que estavam enfrentando, Arquimedes já tinha resolvido mais de mil anos antes. Então, tragicamente, eles tinham que fazer a pesquisa novamente, atrasando o desenvolvimento da ciência e tecnologia imensamente.
Como foi descoberto os Segredos de Arquimedes
Depois, em 1906, em Constantinopla, o documento misteriosamente apareceu em uma biblioteca monástica. Um erudito oportunista chamado Johan Ludwig Heiberg identificou o texto como os segredos de Arquimedes. Embora o texto grego estivesse muito fraco, Heiberg foi capaz de decifrar um pouco. O que ele encontrou o surpreendeu, e fez a primeira página do New York Times. Ele revelou que o manuscrito de Arquimedes continha algo chamado ‘O Método’, que mostrou não só as provas finais de Arquimedes, mas pela primeira vez revelou o processo de como ele andou fazendo suas descobertas.
O Livro Perdido de Arquimedes
Arquimedes, o brilhante matemático grego
Arquimedes, filho do astrónomo Fídeas nasceu em 287 AC e morreu em 212 AC.
Viajou pelo Egipto onde inventou um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, em uso ainda hoje.
Há indícios muito fortes de que, na sua juventude, Arquimedes tenha estudado com os sucessores de Euclides, em Alexandria. A verdade é que estava perfeitamente familiarizado com a Matemática.
Num museu de Baltimore, a mais antiga e verídica cópia da colecção de trabalhos do brilhante matemático grego Arquimedes está a ser restaurada. O Segredo de Arquimedes (Archimedes Secret) é um documentário da BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário